Cirurgia Vascular

Dor ou cansaço nas pernas, queimação ou dormência nos pés, feridas, perda de pelos, são apenas alguns sintomas dos quais são necessários buscar ajuda de um médico vascular.


Doenças vasculares são aquelas que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático. Por consequência, elas fazem com que a circulação do sangue pelo corpo também seja afetada, sobretudo nos braços, pernas, pés e cabeça.


O Cirurgião Vascular é o médico responsável pelo cuidado e tratamento de varizes, vasinhos, microvarizes e teleangiectasias, proporcionando mais conforto e saúde.


Alguns sintomas devem ser observados, como:

 

  • Dor ou cansaço nos membros inferiores;
  • Sensação de queimação ou dormência nos pés;
  • Feridas ou rachaduras na pele das pernas e pés;
  • Perda de pelos nos pés ou dedos dos pés;
  • Dor nos pés ou dedos dos pés em repouso;
  • Mudanças na cor da pele (avermelhada, azulada ou uma coloração esbranquiçada)

 

Na IPDERMATOLOGIA temos um profissional esperando para te ajudar a solucionar esses problemas e proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Separamos uns temas sobre o assunto que podem te interessar:

Varizes são veias tortas e dilatadas que surgem pelo adoecimento dos vasos sanguíneos. Ao contrário do que se possa pensar, as varizes das pernas não são apenas um problema estético. A presença da variz indica uma veia doente, sendo muitas vezes o primeiro sinal de uma insuficiência venosa crônica.

 

Como as veias periféricas das pernas encontram-se muito próximas da pele, qualquer tortuosidade ou dilatação torna-se facilmente perceptível.


As causas são variadas, podendo ser de ordem genética, sedentarismo, gravidez, uso de cigarro, obesidade, pílulas anticoncepcionais, entre outros. As varizes, quando múltiplas, podem ser uma das manifestações da chamada insuficiência venosa crônica.

 

Quando várias veias se tornam insuficientes e varicosas, o sangue começa a ficar retido nos membros inferiores, causando desconforto, sensação de peso, dor local, edemas, escurecimento da pele e, em casos avançados, aparecimentos de úlceras e infecções de pele.


É fundamental uma análise profissional para diagnosticar a saúde vascular e evitar problemas mais graves futuramente.

A trombose ou trombo é um coágulo que pode ser parcial ou total, e se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue e pode se manifestar de diferentes formas.


Muitos fatores podem estar envolvidos no aparecimento de um coágulo: lesão nos vasos sanguíneos, hipercoagulação, redução de velocidade do fluxo sanguíneo, etc.
São sintomas característicos:

 

  • Edema (inchaço)
  • Dor Rubor da pele (ela fica mais escura – arroxeada)
  • Sensibilidade ao toque


O diagnóstico é feito através do exame clínico, com auxílio de exames complementares para comprovar qual estágio a doença se encontra e optar pela melhor forma de tratamento.


Na IPDERMATOLOGIA temos especialista em Angiologia que poderá acompanhar o seu tratamento. Entre em contato conosco.

O aneurisma se dá quando há uma dilatação anormal de alguma artéria do corpo. Geralmente, cresce de maneira gradual e silenciosa, ou seja, sem sintomas. Os aneurismas costumam ocorrer na aorta, no cérebro, na parte de trás do joelho, no intestino ou no baço. Um aneurisma pode causar hemorragia interna, acidente vascular cerebral e, em algumas situações, pode ser fatal.


Aneurismas costumam apresentar sintomas somente quando se rompem.


O tratamento varia de observação vigilante a uma cirurgia de emergência. A escolha do tratamento depende da localização, do tamanho e da condição do aneurisma.


O aneurisma cerebral é um dos mais conhecidos. Veja alguns sintomas:

 

  • Dor de cabeça súbita acentuada;
  • Perda ou alteração no nível de consciência súbita;
  • Rigidez no pescoço;
  • Súbita presença de visão dupla ou borrada;
  • Súbita dor acima ou atrás dos olhos ou dificuldade para enxergar;
  • Súbita dificuldade para andar ou tontura.

 

Entre em contato com a IPDERMATOLOGIA e agende com o especialista em Angiologia e agende sua consulta.

Vasculite é o nome que se dá a um grupo de várias doenças diferentes que têm em comum a inflamação da parede dos vasos sanguíneos, sejam artérias ou veias de pequeno, médio ou grande calibre. As paredes ficam espessas e causam estreitamento, dificultando a passagem do sangue ou interrompendo completamente o fluxo sanguíneo.


Os sintomas das vasculites variam de acordo com os vasos comprometidos pela inflamação e os órgãos afetados (rins, articulações, sistema nervoso central e vias respiratórias). Nas fases iniciais, costumam ser inespecíficos, ou seja, são semelhantes aos provocados por vários outros quadros inflamatórios.


A pessoa se queixa de mal-estar, febre, sudorese, fraqueza, cansaço, perda de apetite, emagrecimento. Com a evolução da doença podem ocorrer: dor abdominal e nas juntas, urina escura ou com sinais de sangue, tromboses, aparecimento de manchas vermelhas na pele, sensação de formigamento e perda de sensibilidade nas áreas próximas aos vasos inflamados.


O diagnóstico nem sempre é simples, por isso o médico especialista deverá realizar uma série de exames clínico laboratoriais. Procure ajuda de um especialista ao sentir esses sintomas e não se medique sozinho.

Dentre as doenças cardiovasculares, o acidente vascular cerebral (AVC) é um importante problema que pode levar ao óbito.


Quando existem problemas como colesterol elevado, pressão alta, pode haver acúmulo de gordura na parede das artérias carótidas e a complicações destas placas de gorduras no interior das artérias carótidas levam ao AVC e até óbito. Desta forma, o diagnóstico precoce deve ser feito através de avaliação vascular com doppler colorido.

É uma importante ferramenta que o cirurgião vascular utiliza nas consultas. Exame não invasivo, indolor, que permite avaliação do interior dos vasos, artérias e veias.


Ampla utilização na rotina vascular possibilitando mapeamento venoso em pacientes com varizes dos membros inferiores, diagnósticos de trombos em veias superficiais ou profundas, aneurismas, placas de gorduras em artérias carótidas e artérias periféricas, identificando obstruções ou estreitamento das artérias, desta forma contribuindo para avaliação completa da saúde vascular.

O pé diabético é uma complicação do Diabetes mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados.


O Cirurgião Vascular é o especialista adequado tanto na prevenção, nas fases iniciais da doença, como no tratamento.


É importante estar atento aos sintomas dessa doença:

 

  • Fraqueza nas pernas;
  • Sensação de formigamento frequente;
  • Queimação nos pés e tornozelos;
  • Dormência nos pés;
  • Dor e sensação de agulhadas;
  • Perda da sensibilidade nos pés.

 

Procure ajuda do médico especialista e faça uma avaliação assim que notar os primeiros sintomas.

Solicite contato